Que as redes sociais são importantes para nosso dia a dia, ninguém discorda. E cada vez mais as redes sociais se tornam ainda mais imprescindíveis neste nosso "novo normal".
As empresas entenderam esta importância e já incorporaram pelo menos Facebook e Instagram aos canais de comunicação. Talvez Twitter, apesar de empresas menores terem grande dificuldade de entender esta rede. O próximo passo evolutivo acaba sendo o Linkedin, principalmente quando se trata de uma empresa B2B. Por fim, a empresa entende da importância de oferecer conteúdos mais elaborados e chega ao Youtube. Bem, este é apenas o começo da jornada e é justamente neste momento em que os problemas começam a aparecer.
Talvez, você não esteja familiarizado com o conceito de inteiração, curtidas, comentários e compartilhamentos. Por isso, para começar, montamos uma lista de principais tipos de engajamento:
- Curtidas
- Comentários
- Compartilhar/enviar
- Salvar posts
- Um publicação marcando um perfil
- Tempo de leitura
- Envio de Direct Message
Primeiramente, é preciso entender o funcionamento das redes sociais. Os algoritmo das redes sociais fazem com que nem todo mundo veja o seu post. Cada rede social tem suas próprias regras. O bloqueio varia entre 70% a 90% de seu conteúdo publicado e aumenta de acordo com a quantidade de curtidas.
Entretanto, o algoritmo não é o único culpado pelas baixas taxas de engajamento. Se ninguém gosta do que você posta, quer dizer que seu conteúdo não é relevante. Por isso, é importante conhecer boas práticas de publicação e quem é o seu público.
Não adianta, você não irá agradar todo mundo. Além disso, o seu público pode gostar do seu conteúdo mas se interessar por temas diferentes dentro dele. A melhor forma de começar, é utilizar o que funciona nos testes como carro chefe.
Abaixo, listamos 10 dicas preciosas para aumentar a visualização e engajamento
São dicas simples e fáceis de implementar, capazes de aumentar o engajamento e também a visualização de suas publicações.
1) Use hashtags que fazem sentido e tenham maior impacto de atração em seu público;
2) Coloque localização em suas publicações;
3) Mencione outros perfis;
4) Peça ajuda a perfis relevantes para compartilharem seu conteúdo;
5) Faça reposts de conteúdos de perfis relevantes
6) Publique próximo aos horários que o público fica mais ativo;
7) Faça perguntas aos seguidores;
8) Responda as dúvidas ou comentários de seu público;
9) Utilize novos formatos como o Stories e seus recursos interativos;
10) Confira o que perfis concorrentes estão fazendo e replique dentro da realidade de seu negócio.
De uma forma geral, é importante conhecer seu público e estar onde ele está. Não precisa estar em todas as redes sociais. Às vezes, isso toma o tempo necessário para criar conteúdos relevantes e realizar um trabalho melhor em um número menor de redes sociais.
É importante montar uma estratégia mais ampla e manter uma constância nas publicações. Obviamente, se não está dando certo, realize ajustes ao longo do caminho.
Tente também personalizar e humanizar o conteúdo, adequar o tom para algo mais informar, se o público permitir. Mas tome cuidado com erros de português e excesso de informalidade. Encontre o equilíbrio. E o mais importante: seja cordial e educado: SEMPRE!
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