top of page
Buscar

Como superar esta quarentena e evoluir seu negócio?

Atualizado: 26 de jan. de 2021


A quarentena nos pegou de surpresa e de forma avassaladora. Muitos negócios não vão passar dessa quarentena. Quem não tinha um negócio sólido, com um bom caixa e já oferecia canal online de vendas e a modalidade home office, está sofrendo demais com esta paralisação.


Desde o começo, construímos a agência neste pilares. Oferecer um formato ágil, de onde estivermos, para entregar no prazo e conforme o combinado com qualidade. No fim, somos impactados, mas pelas próprias limitações de nossos clientes.


De certa forma, esta quarentena vem para nos mostrar a importância em ter um negócio flexível e com uma proposta moderna. Os negócios precisam de agilidade, senão podem perder espaço e rentabilidade ou pior: falirem.


Abaixo, listamos um pouco de nossa experiência e torcer para que elas façam a diferença agora neste momento para você, seu negócio ou de nossos companheiros de mercado.

Sobre o home office


Esta modalidade se tornou muito comum. Boa parte das multinacionais ou grandes empresas brasileiras já praticam e oferecem a possibilidade dos colaboradores e terceiros in loco trabalharem de casa. O mais complicado neste caso está na gestão das tarefas e ter uma estrutura de comunicação eficaz. Primeiramente, precisa alinhar com os colaboradores se possuem uma estrutura mínima como Internet e Telefone. E se não tiverem, promova esta melhoria como um benefício e você terá um colaborador motivado e engajado.


Também é importante ressaltar que seu processo precisa estar alinhado com o processo dos fornecedores. Se eles ainda não consideram este modelo de trabalho talvez precise promover esta evolução ou buscar parceiros mais alinhados com seu novo formato.


Comunicação


Com um bom sistema de comunicação, que pode ser via WhatsApp, Skype ou até aplicativos mais modernos (Slack e Microsoft Teams) e salas virtuais (Whereby e GoBrunch), sua equipe vai agir de forma rápida e de onde estiver.


Um problema comum é encontrar clientes e parceiros não acostumados ou até avessos a este formato. A melhor forma é facilitar. Mostre o quanto é fácil e poderá ajudar a fechar o negócio de forma simples e sem dor de cabeça. Quem sabe não adotam também?


Gestão dos Trabalhos


Em relação à gestão, a equipe gerencial precisa se adaptar e ter controle do andamento do trabalho. Um aplicativo como o Asana é perfeito para ajudar neste caso. Crie as tarefas e passe aos colaboradores e fique de olho nos prazos e arquivos recebidos para validação e aprovação. Isso vai criar uma rotina interessante e ainda aumenta a qualidade das entregas. Alerta: não complique os processo! Crie processos simples para não travar tudo. E não se prenda na rotina do funcionário, valorize entregas com qualidade e dentro do prazo.


Gestão Geral


E não se esqueça de ter um sistema de gestão administrativa, financeira e vendas nas nuvens. Isso será fundamental para os processos internos de gestão não pararem. Quando mais confiável, mais chance de não ter surpresas. Contar com fornecedores que são referência no mercado é a melhor forma de prevenir e garantir o serviço sempre funcionando.


Busque sistemas com integrações. Isso vai facilitar o processo e tornar tudo mais automatizado e rápido. Além de evitar erros que podem custar caro no futuro, seja com multas ou negócios não concretizados ou desfeitos.


Inovação


Não tenha medo de inovar, principalmente neste momento. Ficar parado é a pior coisa que você e sua empresa podem fazer. Estamos em constante evolução e dificilmente empresas paradas no tempo terão vida longa. Então, modernize seus processos, suas ferramentas e seu modelo de negócio. Mas não se esqueça do mais importante: das pessoas.


Instrua, treine, converse e busque soluções em conjunto. Sem isso, por mais que a solução seja boa, ela não vai sair do papel. E no fundo, dará ainda mais força para seu negócio. Ainda que a inovação seja pequena, uma ação assim manterá a confiança e a moral alta entre os colaboradores.


Otimismo e união são fundamentais neste momento. Separados, quebraremos. Mas, juntos, continuaremos por muito tempo.


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page